Nossa querida Aracaju

ARACAJU, capital do Estado desde 1855, quando o então presidente da província, Inácio Joaquim Barbosa elevou o povoado de Santo Antônio de Aracaju à soberba de cidade e capital. É um lugar aconchegante, de povo alegre e hospitaleiro, com muita segurança. Aracaju oferece aos seus visitantes a oportunidade para renovar o corpo e o espírito.
 

Por: Daniel Barboza Santos

Por: Daniel Barboza Santos

Por: Daniel Barboza Santos

Uma orla de 30 quilômetros de belíssimas praias e temperatura média anual de 27º, com população de 500 mil habitantes. A praia de Atalaia com sua orla totalmente urbanizada, com projeto arquitetônico moderno que combina beleza, lazer, segurança e diversão, se constitui no mais importante cartão postal de Aracaju. Um programa imperdível é comer caranguejos em um dos bares da orla ou queijo-coalho assado na brasa.Quem chega na capital e não experimenta essas delícias não sabe o que está perdendo! A cozinha local é farta e deliciosa, feita à base de frutos do mar, carne-de-sol e milho.

Durante o mês de junho, Aracaju se torna o palco de uma das maiores manifestações populares do Estado: os festejos juninos. A comemoração em homenagem aos santos católicos, Santo Antônio, São Pedro e São João, duram trinta dias. Na noite do último dia de maio começa o forró e a cidade se transforma em um arraial, durante todo mês é comum encontrar, em qualquer parte da cidade, barracas com comidas típicas. Forró é a dança oficial e as quadrilhas são a atração que agrada aos olhos.

A distância de Aracaju para as capitais vizinhas é interessante: Aproximadamente 350 quilômetros de Salvador/BA e 294 quilômetros de Maceió/AL, pela rodovia federal BR-101. Ainda pela mesma rodovia federal, fica distante de Cristinápolis, cidade localizada na região sul, 115 km na divisa com a Bahia e de Propriá, no extremo norte, 100 km, divisa com Alagoas. A região metropolitana da capital compreende Aracaju, São Cristóvão, N.Sra. do Socorro e Barra dos Coqueiros. Aracaju é banhada pelo oceano Atlântico e é cortada pelos rios Vaza-Barris, Poxim, Sal e Sergipe.

Com seus 150 anos, Aracaju ainda é uma jovem adolescente, atenta às mudanças do país e curiosa com seu futuro. Moderna e colonial, com seu cenário composto de prédios baixos e enorme tranqüilidade, Aracaju foi a primeira cidade planejada do Brasil e vai aos poucos ganhando forma de cidade desenvolvida, apesar de sua pequena idade.
 

Por José Marcelo Pereira
Editor do site BikeSergipe

 

Página Home Netlinks - Webservice Infonet Secretaria de Turismo de Sergipe Governo do Estado de Sergipe Turismo Sergipe